sexta-feira, 25 de outubro de 2019

NOSSA HISTÓRIA

A Origem Histórica da IGREJA VÉTERO CATÓLICA LATINA é a mesma da Igreja Católica Antiga em América no Brasil até a Dissidência (Separação) em 23 de Outubro de 2019.

Aos 6 dias do mês de julho do ano de 1945, com a fundação da Igreja Católica Apostólica Brasileira por Dom Carlos Duarte Costa – Bispo do Rio de Janeiro, também conhecido como 

Bispo de Maura, justificando esta dissidência em sua ata de fundação que pode ser encontrada com todos os seus detalhes no livro “A Reforma no Brasil”.

Dom Carlos Duarte Costa publica em 18 de agosto de 1945 o “Manifesto à nação”, explicando e expondo os diversos motivos de seu desligamento, em especial às denuncias feitas por ele do apoio da Igreja Católica Romana ao Fascismo em 1942. Posteriormente consagra o Bispo Antídio José Vargas e, este consagra o Bispo Luigi Mascolo.

Em 1971 o Bispo Leonardo Morizio Domínguez funda a Iglesia Católica Apostólica Argentina (ICAA) nos mesmos moldes da ICAB, sendo consagrado Arcebispo e Primaz da Argentina em 1972 pelo Bispo Luigi Mascolo da ICAB. Morizio em 1980 consagrou Arcebispo José Eugênio Tenca Rusconi, que como Primaz consagrou em 2002 o Arcebispo José Ricardo Ferreira de Souza.

Brasão de Dom Erick Sabino
Dom José Ricardo Ferreira de Souza agora Primaz da Argentina, fundou em 2004 a Iglesia Viejo Catolica em America, com algumas reformas no rito, agora inspirado no Tridentino e, com a missão de ser mais acolhedora e propagadora do amor de Cristo, além de transferir a sede para Nova York e consagrar Bispos em diversos países. No mesmo ano de 2004 concedeu autorização para atividades e registros da Igreja no Brasil ao então Padre José Osmair Ziliotto vindo a consagrá-lo Arcebispo Primaz para o Brasil no dia 19 de Abril de 2008, este alguns meses depois fundou a Mitra Arquidiocesana Catolica Antiga em America no Brasil.

Dom José Ricardo Ferreira de Souza sofreu um atentado, foi morto no dia 29 de setembro de 2008 na praia de Brighton, no Brooklin, bairro de Nova York sob circunstancias até hoje não elucidadas, sua família teve grandes dificuldades para conseguir recursos para providenciar o translado do corpo para o Brasil e fazer o seu sepultamento.
Após o Falecimento do Arcebispo Primaz da Iglesia Viejo Catolica em America, foi acordado pelos Primazes de cada país que cada um teria administração independente, assumindo então como Patriarcas de cada país ou região.

Eu, Dom Roberto Avelar Azevedo, não querendo mais a primazia de nenhuma jurisdição, decidi retornar à "Igreja Católica Antiga em América no Brasil", e levei comigo para a Igreja supra citada, 02 Bispos sagrados e 01 Bispo-Eleito, com 02 paróquias, 04 capelas físicas, mais
Brasão de Dom Abade Roberto Avelar
02 paróquias itinerantes. Entretanto, a comunicação com o Primaz desta jurisdição foi complicada, beirando ao desrespeito e a coisa nos poucos meses (talvez 03...) se tornou deverás insustentável e decidi sair dessa jurisdição eclesiástica para que não mais houvessem aborrecimentos e transtornos afins para ambos e para os demais... deixei livre para os clérigos que estavam comigo: 'Dom Erick Sabino Barroso e Dom Frei Eduardo Damião da Silva Alves' decidirem suas vidas clericais, se permaneceriam na referida denominação ou se viriam comigo construir o projeto, porém humilde, mas ousado da 
IVCL; e assim nascia a Igreja Vétero Católica Latina (IVCL) em 23 de Outubro de 2019.

PRINCÍPIOS
Alguns princípios e outras visões e diretrizes da IVCL em se assemelham com os da Igreja Católica Antiga em América no Brasil. A IVCL procura preservar os princípios doutrinários Cristãos, não permanecendo, porém, indiferente aos conhecimentos e às inovações positivas trazidos à luz por diversas áreas do saber humano, como a arte, a psicologia e as ciências em geral, e até mesmo as percepções extra-sensoriais, no intuito de proporcionar uma educação moral e espiritual mais completa e viva para os seus seguidores. Ela afirma e reforça que uma teologia só pode se justificar se puder suportar um constante reexame à luz do progresso do conhecimento humano e do despertar espiritual do indivíduo.

SACRAMENTOS
Assim como inúmeras outras denominações de tradição católica, a IVCL também reconhece sete sacramentos:

1) Batismo,
2) Confirmação,
3) Eucaristia,
4) Absolvição,
5) Santa Unção,
6) Matrimônio e
7) Ordens Sacras.

EUCARISTIA
Diferentemente de outras correntes, a IVCL concede o sacramento da Eucaristia a qualquer pessoa que o deseje. Neste sacramento Jesus Cristo está presente de uma maneira espiritual sob a forma do pão e do vinho, sendo a expressão máxima do seu amor para com a sua igreja. A Eucaristia é essencialmente um ato coletivo; todos os que tomam parte, e em realidade toda a humanidade e toda a criação, são assim abençoadas.

CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO
Outra característica distintiva da IVCL é a “Confissão Auricular” ser opcional, não constituindo exigência preliminar para receber a Eucaristia.
Sua prática frequente e sistemática não é encorajada, pois tende a restringir o verdadeiro valor do Sacramento na vida espiritual do indivíduo.
Por crer que a graça da Absolvição é um dos dons de Cristo para seu povo, a Igreja Vétero Católica Latina (IVCL) oferta este auxílio aos que a desejam, quer seja pelo método auricular ou em seus serviços públicos.

MÍSTICA
Conquanto certos ensinamentos considera que devam permanecer dentro da categoria da revelação, uma vez que eles estão além do alcance e compreensão da pessoa comum, outros são passíveis de comprovação por aqueles que tenham despertado em si mesmos a visão espiritual necessária. A IVCL ensina que o homem é um ser essencialmente divino, podendo por isso mesmo chegar a conhecer a Divindade de cuja vida participa.
IVCL acredita que o cerne de toda doutrina religiosa e experiência mística provém de uma fonte única e universal, que não pode ser reclamada como posse exclusiva por nenhum credo ou seita. Ao mesmo tempo que se declara enfaticamente como uma igreja cristã, não obstante admite que outras religiões são de inspiração divina e que todas procedem de uma fonte comum, e invoca para tal Santo Agostinho, que declarou:

“A mesma coisa que agora chamamos religião Cristã existiu entre os antigos e não deixou de estar presente desde os primórdios da raça humana até a vinda do Cristo em carne, desde cujo momento a verdadeira religião, que já existia, começou a chamar-se Cristã” (Retract I, XIII, 3). O mesmo princípio se encontra na declaração de São Vicente de Lerins: “Afirmemos aquele em que se tem crido em todas as partes, sempre e por todos: pois isto é verdadeira e corretamente católico”. A Igreja Vétero Católica Latina, por conseguinte, não se dedica a qualquer espécie de proselitismo.

ESCRITURAS
IVCL ensina que as Escrituras não foram uniformemente inspiradas, mas somente em um sentido geral. Considera que elas contém muita coisa que é de inspiração divina, mas reconhece que outras tantas passagens são de valor duvidoso, devendo o devoto esforçar-se por entendê-las em um sentido alegórico ou simbólico antes do que literal.
Também admite que outras escrituras, de outras tradições e povos, possuem momentos da mais alta inspiração, sendo importantes como elementos de comparação e estudo para um entendimento mais amplo da verdade, que considera única.
Considera as escrituras, os credos e tradições da igreja como os meios válidos de transmissão dos ensinamentos de Cristo, porém não lhes confere qualquer idéia de infalibilidade ou autenticidade absolutas, principalmente por causa da limitação do entendimento humano, o limite do verbo humano e, a influência da vontade e interpretação. Ela deduz deles certos princípios de crença e conduta que toma como básicos, verdadeiros e suficientes, embora não completos, como auxiliares para um correto entendimento e correta conduta.

LIBERDADE DE PENSAMENTO
Na maioria das igrejas Cristãs a afiliação baseia-se na aceitação de uma crença comum e em muitos casos dogmática. Muitas vezes observa-se grande discrepância entre a crença real de um indivíduo e a conduta oficial que lhe é requerida. Esta inconsistência conduz a uma incredulidade reprimida ou dissimulada, e tende a impedir o livre exercício da razão, e concede assim a seus membros plena liberdade para interpretação dos credos, escrituras e tradição, da Liturgia e da Doutrina.

LITURGIA
IVCL usa uma liturgia revisada no idioma vernáculo; se conservam com escrupuloso cuidado os traços essenciais das formas sacramentais, e a nota predominante é de uma alegre e devota aspiração em direção ao divino. Procurou-se excluir a declaração de sentimentos que possam não encontrar manifestação sincera ou que não possam razoavelmente ser levados à prática.

Menções ao temor a Deus e sua ira; invectivas contra os pagãos; atitudes de adulação servil ou rebaixamento abjeto; súplicas por misericórdia, tentativas de barganhar com Deus e alusões à condenação eterna, junto com outras cruéis reminiscências do passado, tudo isto foi eliminado como contrário à ideia de um Criador amoroso e de um homem criado por Ele à sua própria imagem. As verdades essenciais da religião são imutáveis, mas sua apresentação pode e deve variar à medida que a humanidade avança em direção à iluminação mais completa. Expressões formais que eram adequadas para comunidades rurais da Ásia Menor nos primeiros séculos da era Cristã ou para a mentalidade medieval não podem espelhar os sentimentos de adoração contemporâneos.

CURA
IVCL presta uma atenção especial ao ministério da cura, e tem no alento revivificante do Espírito Santo, na graça da absolvição e nos sacramentos da Unção e a Eucaristia, meios de graça que vitalizam e complementam os métodos de cura tradicionais.

ARTE
IVCL considera a arte como uma atividade criadora do Espirito Santo, e por isso um fator poderoso para o aperfeiçoamento moral e espiritual do homem. A Igreja Vétero Católica Latina crê que o adestramento e refinamento das emoções e das percepções intuitivas por influência da arte são tão necessárias como o é o desenvolvimento da mente pela ciência e filosofia. A expressão da beleza em atos de culto é sumamente valiosa em nossa era tecnológica e utilitária. O ritmo do cerimonial, a cor e a forma das vestimentas, o poder enaltecedor da música, a harmonia da arquitetura dos templos e a inspiradora simplicidade de seu mobiliário são instrumentos valiosos na liturgia.

O CLERO
O clero da IVCL não reivindica poder temporal ou espiritual sobre quem quer que venha a aderir a seu rito, e não reclama autoridade alguma sobre a consciência individual, mas enfatiza sua função como ministros dos sacramentos divinos, como servidores dos mistérios de Deus, e como auxiliares de todas as pessoas em suas variadas dificuldades.
Igreja Vétero Católica Latina não proíbe nem exige o matrimônio para seus sacerdotes, mas espera que qualquer que seja a opção individual esta seja conduzida com respeito para consigo mesmo e para com os demais irmãos. A IVCL não recusa o matrimônio à pessoas divorciadas.
O clero da Igreja Vétero Católica Latina não sobrevive de doações e/ou taxas como pagamento por alguma ação e/ou ofício eclesiástico e geralmente conserva suas funções seculares como meio de subsistência enquanto se dedica ao serviço da igreja.

POLÍTICA
A IVCL, enquanto instituição, se mantém à parte de envolvimentos com a política partidária, contudo, permitindo a seus membros suas participações em movimentos sociais, partidos ou causas.
- - -
- Sucessão Episcopal Legítima

- Instituição Religiosa Séria e Atuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.