Aos 6 dias do mês de julho do ano de 1945, com a fundação da Igreja Católica Apostólica Brasileira por Dom Carlos Duarte Costa – Bispo do Rio de Janeiro, também conhecido como
Dom Carlos Duarte Costa
publica em 18 de agosto de 1945 o “Manifesto à nação”, explicando e expondo os
diversos motivos de seu desligamento, em especial às denuncias feitas por ele
do apoio da Igreja Católica Romana ao Fascismo em 1942. Posteriormente consagra o Bispo Antídio
José Vargas e, este consagra o Bispo Luigi Mascolo.
Em 1971 o Bispo Leonardo
Morizio Domínguez funda a Iglesia Católica Apostólica Argentina (ICAA) nos
mesmos moldes da ICAB, sendo consagrado Arcebispo e Primaz da Argentina em 1972
pelo Bispo Luigi Mascolo da ICAB. Morizio em 1980 consagrou Arcebispo José
Eugênio Tenca Rusconi, que como Primaz consagrou em 2002 o Arcebispo José
Ricardo Ferreira de Souza.
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Brasão de Dom Erick Sabino |
Dom José Ricardo Ferreira
de Souza sofreu um atentado, foi morto no dia 29 de setembro de 2008 na praia
de Brighton, no Brooklin, bairro de Nova York sob circunstancias até hoje não
elucidadas, sua família teve grandes dificuldades para conseguir recursos para
providenciar o translado do corpo para o Brasil e fazer o seu sepultamento.
Após o Falecimento do
Arcebispo Primaz da Iglesia Viejo Catolica em America, foi acordado pelos
Primazes de cada país que cada um teria administração independente, assumindo
então como Patriarcas de cada país ou região.
Eu, Dom Roberto Avelar Azevedo, não querendo mais a primazia de nenhuma
jurisdição, decidi retornar à "Igreja Católica Antiga em América no
Brasil", e levei comigo para a Igreja supra citada, 02 Bispos sagrados e
01 Bispo-Eleito, com 02 paróquias, 04 capelas físicas, mais
02 paróquias
itinerantes. Entretanto, a comunicação com o Primaz desta jurisdição foi complicada, beirando ao desrespeito e a coisa nos
poucos meses (talvez 03...) se tornou deverás insustentável e decidi sair dessa
jurisdição eclesiástica para que não mais houvessem aborrecimentos e
transtornos afins para ambos e para os demais... deixei livre para os clérigos
que estavam comigo: 'Dom Erick Sabino Barroso e Dom Frei Eduardo Damião da Silva
Alves' decidirem suas vidas clericais, se permaneceriam na referida denominação
ou se viriam comigo construir o projeto, porém humilde, mas ousado da IVCL; e assim nascia a Igreja Vétero Católica Latina (IVCL) em 23 de Outubro de 2019.
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Brasão de Dom Abade Roberto Avelar |
PRINCÍPIOS
Alguns princípios e outras visões e diretrizes da IVCL em se assemelham com os da Igreja
Católica Antiga em América no Brasil. A IVCL procura preservar os princípios
doutrinários Cristãos, não permanecendo, porém, indiferente aos conhecimentos e
às inovações positivas trazidos à luz por diversas áreas do saber humano, como
a arte, a psicologia e as ciências em geral, e até mesmo as percepções
extra-sensoriais, no intuito de proporcionar uma educação moral e espiritual
mais completa e viva para os seus seguidores. Ela afirma e reforça que uma
teologia só pode se justificar se puder suportar um constante reexame à luz do
progresso do conhecimento humano e do despertar espiritual do indivíduo.
SACRAMENTOS
Assim como inúmeras outras
denominações de tradição católica, a IVCL também reconhece sete sacramentos:
1) Batismo,
2) Confirmação,
3) Eucaristia,
4) Absolvição,
5) Santa Unção,
6) Matrimônio e
7) Ordens Sacras.
EUCARISTIA
Diferentemente de outras
correntes, a IVCL concede o sacramento da Eucaristia a qualquer pessoa que o
deseje. Neste sacramento Jesus Cristo está presente de uma maneira espiritual
sob a forma do pão e do vinho, sendo a expressão máxima do seu amor para
com a sua igreja. A Eucaristia é essencialmente um ato coletivo; todos os que
tomam parte, e em realidade toda a humanidade e toda a criação, são assim
abençoadas.
CONFISSÃO
E ABSOLVIÇÃO
Outra característica
distintiva da IVCL é a “Confissão Auricular” ser opcional, não constituindo
exigência preliminar para receber a Eucaristia.
Sua prática frequente e
sistemática não é encorajada, pois tende a restringir o verdadeiro valor do
Sacramento na vida espiritual do indivíduo.
Por crer que a graça da
Absolvição é um dos dons de Cristo para seu povo, a Igreja Vétero Católica Latina (IVCL) oferta este auxílio aos que a desejam, quer seja pelo método
auricular ou em seus serviços públicos.
MÍSTICA
Conquanto certos
ensinamentos considera que devam permanecer dentro da categoria da revelação,
uma vez que eles estão além do alcance e compreensão da pessoa comum, outros
são passíveis de comprovação por aqueles que tenham despertado em si mesmos a
visão espiritual necessária. A IVCL ensina que o homem é um ser essencialmente
divino, podendo por isso mesmo chegar a conhecer a Divindade de cuja vida
participa.
A IVCL acredita que o
cerne de toda doutrina religiosa e experiência mística provém de uma fonte única
e universal, que não pode ser reclamada como posse exclusiva por nenhum credo
ou seita. Ao mesmo tempo que se declara enfaticamente como uma igreja cristã,
não obstante admite que outras religiões são de inspiração divina e que todas
procedem de uma fonte comum, e invoca para tal Santo Agostinho, que declarou:
“A
mesma coisa que agora chamamos religião Cristã existiu entre os antigos e não
deixou de estar presente desde os primórdios da raça humana até a vinda do
Cristo em carne, desde cujo momento a verdadeira religião, que já existia,
começou a chamar-se Cristã”
(Retract I, XIII, 3). O mesmo princípio se encontra na declaração de São
Vicente de Lerins: “Afirmemos aquele em
que se tem crido em todas as partes, sempre e por todos: pois isto é verdadeira
e corretamente católico”. A Igreja Vétero Católica Latina,
por conseguinte, não se dedica a qualquer espécie de proselitismo.
ESCRITURAS
A IVCL ensina que as
Escrituras não foram uniformemente inspiradas, mas somente em um sentido geral.
Considera que elas contém muita coisa que é de inspiração divina, mas reconhece
que outras tantas passagens são de valor duvidoso, devendo o devoto esforçar-se
por entendê-las em um sentido alegórico ou simbólico antes do que literal.
Também admite que outras
escrituras, de outras tradições e povos, possuem momentos da mais alta
inspiração, sendo importantes como elementos de comparação e estudo para um
entendimento mais amplo da verdade, que considera única.
Considera as escrituras,
os credos e tradições da igreja como os meios válidos de transmissão dos
ensinamentos de Cristo, porém não lhes confere qualquer idéia de infalibilidade
ou autenticidade absolutas, principalmente por causa da limitação do
entendimento humano, o limite do verbo humano e, a influência da vontade e
interpretação. Ela deduz deles certos princípios de crença e conduta que toma
como básicos, verdadeiros e suficientes, embora não completos, como auxiliares
para um correto entendimento e correta conduta.
LIBERDADE
DE PENSAMENTO
Na maioria das igrejas
Cristãs a afiliação baseia-se na aceitação de uma crença comum e em muitos
casos dogmática. Muitas vezes observa-se grande discrepância entre a crença
real de um indivíduo e a conduta oficial que lhe é requerida. Esta
inconsistência conduz a uma incredulidade reprimida ou dissimulada, e tende a
impedir o livre exercício da razão, e concede assim a seus membros plena
liberdade para interpretação dos credos, escrituras e tradição, da Liturgia e
da Doutrina.
LITURGIA
A IVCL usa uma liturgia
revisada no idioma vernáculo; se conservam com escrupuloso cuidado os traços
essenciais das formas sacramentais, e a nota predominante é de uma alegre e
devota aspiração em direção ao divino. Procurou-se excluir a declaração de
sentimentos que possam não encontrar manifestação sincera ou que não possam
razoavelmente ser levados à prática.
Menções ao temor a Deus e
sua ira; invectivas contra os pagãos; atitudes de adulação servil ou
rebaixamento abjeto; súplicas por misericórdia, tentativas de barganhar com
Deus e alusões à condenação eterna, junto com outras cruéis reminiscências do
passado, tudo isto foi eliminado como contrário à ideia de um Criador amoroso e
de um homem criado por Ele à sua própria imagem. As verdades essenciais da
religião são imutáveis, mas sua apresentação pode e deve variar à medida que a
humanidade avança em direção à iluminação mais completa. Expressões formais que
eram adequadas para comunidades rurais da Ásia Menor nos primeiros séculos da
era Cristã ou para a mentalidade medieval não podem espelhar os sentimentos de
adoração contemporâneos.
CURA
A IVCL presta uma atenção
especial ao ministério da cura, e tem no alento revivificante do Espírito
Santo, na graça da absolvição e nos sacramentos da Unção e a Eucaristia, meios
de graça que vitalizam e complementam os métodos de cura tradicionais.
ARTE
A IVCL considera a arte
como uma atividade criadora do Espirito Santo, e por isso um fator poderoso
para o aperfeiçoamento moral e espiritual do homem. A Igreja Vétero Católica Latina crê que o adestramento e refinamento das emoções e das percepções
intuitivas por influência da arte são tão necessárias como o é o
desenvolvimento da mente pela ciência e filosofia. A expressão da beleza em
atos de culto é sumamente valiosa em nossa era tecnológica e utilitária. O
ritmo do cerimonial, a cor e a forma das vestimentas, o poder enaltecedor da
música, a harmonia da arquitetura dos templos e a inspiradora simplicidade de
seu mobiliário são instrumentos valiosos na liturgia.
O
CLERO
O clero da IVCL não
reivindica poder temporal ou espiritual sobre quem quer que venha a aderir a
seu rito, e não reclama autoridade alguma sobre a consciência individual, mas
enfatiza sua função como ministros dos sacramentos divinos, como servidores dos
mistérios de Deus, e como auxiliares de todas as pessoas em suas variadas dificuldades.
A Igreja Vétero Católica Latina não proíbe nem exige o matrimônio para seus sacerdotes, mas
espera que qualquer que seja a opção individual esta seja conduzida com
respeito para consigo mesmo e para com os demais irmãos. A IVCL não recusa o matrimônio à pessoas divorciadas.
O clero da Igreja Vétero Católica Latina não sobrevive de doações e/ou taxas como pagamento por
alguma ação e/ou ofício eclesiástico e geralmente conserva suas funções seculares
como meio de subsistência enquanto se dedica ao serviço da igreja.
POLÍTICA
A IVCL, enquanto
instituição, se mantém à parte de envolvimentos com a política partidária,
contudo, permitindo a seus membros suas participações em movimentos sociais,
partidos ou causas.
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- Sucessão Episcopal
Legítima
- Instituição Religiosa
Séria e Atuante.
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